caderno-de-cinema

Home » Artigos » 5 anos do Caderno

 

por Fausto Junior

 

17 de abril de 2017. O Caderno de Cinema completa cinco anos no ar. Há dez dias Jorge Alfredo já tinha me cobrado um texto para marcar esta data, já que, na condição de padrinho do Caderno, passei a exercer esta tarefa desde 2014.

Se nas outras edições comemorativas (exceto o 1º aniversário, que passou batido) falamos sobre números (em 2014); sobre a primeira edição impressa (em 2015); e sobre artigos que traziam o tema cinema e política (aproveitando o nebuloso 17 de abril de 2016 que nos apresentou a cara medonha do Congresso Nacional, comandado por Eduardo Cunha, na votação do impeachment/golpe parlamentar de Dilma Rousseff). O que dizer em 2017?

17 de abril

17 de abril. Resolvi dar uma googlada e ver o que aconteceu ao longo da história nesta data. Eis que surge na tela um mar de informações e um universo de possíveis caminhos a percorrer. O Wikipedia traz uma lista bem organizada de mortes, nascimentos, feriados e fatos históricos.

Você sabia, por exemplo, que 17 de abril é aniversário de Shunshuke Fukuda? Você não conhece Shunshuke Fukuda? Jogador de futebol japonês, zagueiro central do Giravanz Kitakyushu, clube da segunda divisão da Liga de Futebol do Japão, da cidade de Kitakyushu, província de Fukuoka. Fukuda hoje está completando 31 anos e não tem a menor ideia que estamos falando sobre ele aqui no Caderno de Cinema.

17 de abril. Hoje seria aniversário de Rony Cócegas, que faria 77 anos.

 

 

Em 17 de abril de 1790 morria Benjamin Franklin. Ele mesmo, o da eletricidade.

17 de abril de 1965 – Numa das maiores manifestações contra a guerra do Vietnam, 15 mil jovens norte-americanos participam de um protesto em Washington.

17 de abril de 1996 – Em confronto com a polícia, 19 trabalhadores sem-terra foram mortos em Eldorado dos Carajás, no Pará. Em 2002 esta data passou a ser reconhecida como o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo.

17 de abril é também o Dia Nacional da Síria. Ao longo da história, o território da Síria foi dominado pelos impérios Persa, Macedônico, Romano, Árabe e Turco-Otomano. Após ter sido colonizada pela França durante a primeira metade do século XX, conquistou a independência no dia 17 de abril de 1946. A Síria e os impérios…

17 de abril é feriado municipal na Vila de Almodôvar (olha aí a relação com cinema, pelo menos no nome), localizada no sul de Portugal.

 

Em 17 de abril de 1984 acontecia o último comício da campanha das Diretas Já, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

É inspirador para todos nós que seguimos construindo o Caderno de Cinema saber que esta é uma data marcada por lutas, resistência… (se bem que em várias outras datas vamos encontrar outras tantas lutas pelo mundo afora, mas é que fica mais bonito terminar o texto assim, falando em resistir, ocupar, etc).

Deixe um comentário