Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

caderno-de-cinema

Home » Artigos » 6 anos do Caderno

 

por Fausto Junior

 

Mantendo a tradição e cumprindo umas das funções de padrinho do Caderno, venho neste 17 de abril escrever um artigo (na verdade uma colagem) em comemoração ao 6º aniversário do Caderno de Cinema.
2018: um ano ainda turbulento nestes brasis.

Cheguei a pensar em selecionar 6 artigos publicados no Caderno que tivessem a política como tema (política no sentido estrito da palavra). Mas aí lembrei que em 2014 já tinha usado este expediente. Naquele ano o 17 de abril foi marcado pelo show de horrores da Câmara de Deputados que aprovou o relatório para afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Vamos então dar sequência a 6 fatos e curiosidades que marcam esta data:


17 de abril 1904 – Acontecia a fundação do Bangu Atlético Clube, na cidade do Rio de Janeiro. A origem do clube de futebol surge na Fábrica Bangu, que existia no bairro de mesmo nome. Alguns britânicos que trabalhavam no local apresentaram o esporte para os brasileiros, ainda em 1889.

A primeira partida disputada no bairro de Bangu foi em 1894, embora a história “oficial” do início do futebol brasileiro não registre o fato, que conta com farta documentação reunida pelo historiador banguense Carlos Molinari. A versão que indica Charles Miller como introdutor do futebol no Brasil procura desqualificar esse momento, alegando que os jogos realizados anteriormente não ocorreram em campos com medidas oficiais, tampouco com uma organização que previa, entre outras coisas, uniformes às equipes.

As histórias e suas versões…


17 de abril de 1920Fundação da cidade de Bacabal, Maranhão.

Em 1876 o Coronel Lourenço Vieira da Silva chegou à região, em busca de terras próprias para a agricultura e fundou a fazenda com sede no local onde se localiza atualmente a Praça N. Sra. da Conceição. Após a abolição da escravatura, o Coronel Raimundo Alves de Abreu adquiriu a propriedade que passou a ser conhecida como Sítio dos Abreu.
Em 1920, o lugarejo recebeu foros de distrito e autonomia municipal. Bacabal tem esse nome devido à grande quantidade de palmeiras bacaba que havia na região na época da fundação, daí onde tem muita Bacaba é um Bacabal.


17 de abril de 1961Invasão da Baía dos Porcos: (conhecida em Cuba como La Batalla de Girón) foi uma tentativa frustrada de invadir o sul de Cuba empreendida por um grupo paramilitar de exilados cubanos anticastristas (a chamada Brigada de Asalto 2506). O grupo tinha sido treinado e dirigido pela CIA, com apoio das forças armadas americanas. O objetivo da operação era derrubar o governo de Fidel Castro.

Mais de 50 anos depois, os americanos seguem derrubando governos (com ou sem invasão militar)…  Vale lembrar que 17 de abril é também o Dia Nacional da Síria (veja mais em 5 anos do Caderno).


17 de abril de 1964 — Lançamento do Ford Mustang

O carro começou a ser produzido em Dearborn, Michigan no começo de 1961 e apresentado ao público em 17 de abril de 1964 durante a New York World’s Fair.

Apesar de ter sofrido grandes alterações ao longo dos anos é a mais antiga linha de automóvel da Ford. O nome “Mustang” é inspirado no avião de caça estadunidense P-51 Mustang, cujo nome se inspira na única raça de cavalo selvagem do pais.

 


17 de abril de 1960 — Nascia em Serra Talhada (PE) o humorista Batoré.

Ivanildo Gomes Nogueira foi criado em São Paulo, e na juventude tentou ser jogador de futebol, atuando nas categorias de base como lateral-direito do Santo André, São Paulo FC,Saad, Paulista de Jundiaí e Ituano.

Em 1981, jogando profissionalmente no Ituano e de forma amadora pelo GM de Santo André, Ivanildo teve o tornozelo fraturado por um companheiro de equipe durante um treinamento. Afastado do futebol, criou uma esquete que daria origem a seu personagem.

Suas primeiras aparições na TV foram no programa “Show de Calouros”, do apresentador Silvio Santos no SBT, nos anos 80, mas ele só se tornou conhecido ao integrar o elenco do programa A Praça É Nossa (SBT) com o Personagem Batoré.
Além de contar piadas, Batoré usa o humor escrachado, e zomba da sua própria feiúra e pobreza.

Em 2008, o humorista foi eleito vereador da cidade de Mauá, no ABC Paulista, pela coligação PR/PP, o terceiro vereador mais votado. Foi reeleito em 2012 para mais um mandato ainda no PP e logo depois mudou para o PRB.

De jogador de futebol a humorista e vereador.


 

17 de abril de 2014 – Morria Gabriel García Márquez.

Deixe um comentário