caderno-de-cinema

Home » Artigos » “Estranhos” na tela

 

CARTA PARA ATORES E EQUIPE

 

Por Solange Lima

 

Companheiros,
 antes de qualquer coisa, quero agradecer o carinho e a doação de cada um de vocês para com o filme ESTRANHOS. Acredito que seremos recompensados agora, com o filme enfim chegando às telas de cinema.
 Este é o primeiro longa de muitos de nós, tanto da equipe como do elenco. Até para o veterano Antônio Luiz Mendes, foi o seu primeiro longa digital depois de mais de 40 filmes em película.
 O fato é que o filme está sendo lançado depois que muitos de nós já atuaram em outros longas rodados depois do nosso ESTRANHOS, pois imprevistos nos levaram a esperar mais tempo que imaginávamos.

Para mim, em especial, foi um exercício de aprendizado, graduação, mestrado e doutorado, pois nestes últimos quatro anos tão solitários, em que a produção rebola para encontrar uma estratégia para levar às telas um filme com tão pouco dinheiro, o que me alimentou foi a qualidade do filme impresso na tela. Fruto dos esforços de cada um de nós. 
Sinto a mão de cada um de vocês nesta obra coletiva onde, do pouco que tínhamos, fizemos muito. Aos atores que colocam sua cara na tela, que serão analisados por cada espectador, todo o meu respeito e carinho. Sem vocês, e cada um em específico, não teríamos o resultado que tivemos.
 À equipe, na doação de cada um, num trabalho aparentemente invisível, mas que aparece na roupa, nos cenários, nos objetos de cena, na trilha, expresso aqui toda a minha gratidão. 
Nas ações que não aparecem na tela, mas sem as quais não existiria filme, como a alimentação, o transporte, produção. O cuidado de cada departamento, de cada setor, sob o comando do Diretor ficou muito bom. Muito obrigado.
 Quero agradecer também aos roteiristas que nos confiaram esta história impar, moderna e tão premiada na sua escrita antes mesmo de chegar às telas. 
À Direção e seu núcleo, que transformaram este roteiro em imagens que emocionam, nos encantam, meus parabéns.
 Cada vez que assisto o filme, e foram muitas ao longo destes últimos 4 anos, vejo a reação da plateia, sinto que nada foi em vão.

estr-1
Este é o primeiro longa produzido pela minha empresa Araçá Azul Filmes. O primeiro, espero, de muitos outros. E posso dizer que, mesmo diante de todas as dificuldades, foi uma das mais ricas e fortes experiências do cinema que tive na minha vida.
 Neste filme procurei reunir profissionais veteranos, calouros, estagiários e, enfim, apaixonados pelo cinema. Uma família que doou conhecimentos e dúvidas em prol de uma obra de arte.

Quero que entendam que os imprevistos com a reviravolta nas leis do país, o que a principio nos assustou, mas que hoje entendemos ter sido o melhor para o nosso cinema, atrasaram o processo mas não prejudicaram o produto final, pelo contrário. Vejo um filme maduro, diferente na sua linguagem, o que dá a este filme uma singularidade que há muito tempo não vejo no cinema.

ESTRANHOS entra nos cinemas já de forma subversiva, atrasada para os cinemas de grande porte, mas na hora certa para nós que crescemos ao longo da construção deste filme. 
Mais uma vez, agradeço a todos pela compreensão com um filme de baixo orçamento, e espero que no lançamento possamos estar todos juntos comemorando esta nova etapa, que antes era a expectativa de lançar novos profissionais e atores, e agora é a confirmação de que esta é uma equipe muito talentosa pois todos já estão no mercado colhendo os louros do laboratório que foi o filme ESTRANHOS. E, os atores agora já no mercado, tenho a certeza de que ajudarão a lançar o filme melhor ainda.

foto_estranhos-01
Estamos vivendo um novo momento do cinema baiano/brasileiro, e acredito que nada é feito fora de hora. ESTRANHOS chega aos cinemas agora, no momento de explosão do cinema nacional, e já entra abraçado pela população que a cada dia mais assiste filmes brasileiros.
 Vamos ao cinema no dia 21/05, convide os amigos, famílias. Divulguem, por onde passar que ESTRANHOS vai estar na tela grande. Viva o cinema. Vá ao cinema.

Beijo grande,
SOL

TopoEstranhos

DIA 21 de MAIO NOS CINEMAS

Visite o site:   www.estranhosofilme.com

Conheça e participe da campanha: Leve Mais Brasileiros ao Cinema

Flyer_Campanha_Kickante

Deixe um comentário