caderno-de-cinema

Home » Filmes » Feira da Banana

 

 

Feira da Banana

Documentário – 16mm – cor – 16min – 1972/73

 

Direção e roteiro – Guido Araújo

Produção; Thomaz Farkas

Produtores associados; Guido Araújo, Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Fotografia ; Thomaz Farkas e Jorge Bodanski

Apresentação; Alba e Chico Liberato

Montagem: Sérgio Muniz

Narração ;  JC Avellar

Mixagem; Walter Goulart

Som direto; Djalma Correia

 

músicas;

capim gordura (Os Populares)

marcha da viagem (Quinteto Violado)

triste bahia (Caetano Veloso)

expresso 2222 (Gilberto Gil)

laboratórios;  Kodak e Rex Filmes

 

feira bananas

Na margem esquerda do Rio Jaguaripe, que atravessa a cidade baiana de Nazaré, tem lugar cada quarta feira a tradicional feira da banana. Neste dia da semana, Nazaré se transforma num interposto de banana de todo o Recôncavo. O escoamento da mercadoria para a capital do Estado é feito em saveiros, que em numero de algumas dezenas partem carregados do porto fluvial de Nazaré, com destino a Salvador.

O documentário aborda o aspecto geo-econômico da cultura da banana da região, sua comercialização e o transporte para o mercado consumidor. Um maior destaque é dado ao processo de mutação nos meios de transporte, com a chegada do ferry-boat e o surgimento de novas rodovias, ameaçando o saveiro na sua função econômica a própria existência da feira da banana.

ban2

O filme procura chamar a atenção para as limitações e os paradoxos provocados por um desenvolvimento econômico que é feito sem ou contra o próprio homem. Criando uma maior marginalização social, o progresso desordenado vai fazer o pequeno agricultor da banana e os embarcadiços pagarem o amargo preço do desenvolvimento.

A morte do saveiro como meio de transporte e o desaparecimento da feira da banana vão motivar um acréscimo daquela parcela, já considerável, de pessoas desempregadas ou que vivem de sub-empregos em Salvador e no Recôncavo baiano.

ban3

4 Comentários...

  1. […] DA BANANA 16 min | cor | 1972      Veja mais em Feira da Banana  […]

  2. […] DA BANANA 16 min | cor | 1974      Veja mais em Feira da Banana e A Trilogia de Guido […]

  3. […] com a ideia de um novo filme sobre a região, surgindo daí dois anos depois o documentário FEIRA DA BANANA, já em cores e na bitola de 35 […]

Deixe um comentário