caderno-de-cinema

Home » Notícias » Jornadas – 2º episódio

 

 

Nesse domingo, 11 de junho, às 19 horas, na TVE Bahia, canal HD 10.1, será exibido o segundo episódio de O Senhor das Jornadas, de Jorge Alfredo, que usa como fio condutor a trajetória de Guido Araújo, para contar a contribuição da Jornada da Bahia para o cinema brasileiro durante a segunda metade do século XX.

A série foi lançada no domingo passado e reprisada na quarta. No primeiro episódio vimos Guido revisitando o passado, em Castro Alves, a sua cidade natal, de onde veio pra Salvador, ainda adolescente, para estudar e motivado pelo cineclubismo, em 1953 se muda para o Rio de Janeiro, e lá conhece Nelson Pereira dos Santos e participa com ele dos filmes inaugurais do Cinema Novo e em 1957 viaja pra Europa pra representar o Brasil em Karlovy Vary com “Rio, Zona Norte”.

No segundo episódio, vemos Guido Araujo no cais do porto de Salvador lembrando da sua segunda viajem à Tchecolosváquia, em 1959, pra estudar cinema por oito longos anos. E no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia relembra seu retorno ao Brasil no final de 1967 e a criação do Grupo Experimental de Cinema (GEC) em parceria com Walter da Silveira. Nesse episódio temos um reencontro memorável entre Guido e André Luiz Oliveira, depoimentos de Edgard Navarro, Pola Ribeiro, José Araripe Jr., Fernando Belens, Chico Drummond, Roberto Duarte e Alba e Chico Liberato.

A reprise do segundo episódio será quarta-feira, dia 14, às 18 horas, na TVE Bahia, canal HD 10.1

Deixe um comentário