caderno-de-cinema

Home » Artigos » Semeando afetividade na infância

 

 

Brincança

 

 

Por Aléxis Góis*

 

Quando Lia Mattos e Ninha Almeida entraram na Escola de Tempo Integral Stefano Talenti para dar início a Oficina Brincança, uma ebulição tomou conta das crianças, entre abraços apertados de boas vindas. Nesta idade de descobertas, meninos e meninas entre 8 e 10 anos de idade tentavam adivinhar o que de novo estava para acontecer na escola.

A expectativa ainda era maior porque, mais cedo no Centro Cultural Ariadna Fernandes, elas tinham visto um filme em tela grande pela primeira vez. As sessões do Curta a Infância!, que antecedem a oficina, são uma ferramenta de encanto e preparação das crianças para imersão profunda na memória coletiva da região.

Lia Mattos e Ninha Almeida no último dia do Brincança em Andaraí

Em tempos de jogos eletrônicos de celulares onipresentes em nossas mãos e bolsos, fazendo com que os jogadores – inclusive crianças – embarquem em uma jornada solitária e sedentária, Lia Mattos propõe o caminho contrário, tecendo um brincar colaborativo, de corpo em movimento e em contato direto com a natureza e com as brincadeiras tradicionais.

Durante 5 dias de oficina, brincar de amarelinha, pular corda, cantar e dançar em grupo, ouvir e contar estórias são elementos para a construção de uma narrativa de recordações de pais, avós, mestres locais, e das próprias crianças, fortalecendo as teias afetivas da comunidade.

A oficina tem, ainda, um trabalho mais profundo. Reuniões preparam os educadores para receber a semana repleta de atividades extraordinárias. Materiais didáticos são distribuídos para orientar os professores a utilizarem o cinema como ferramenta de arte-educação. O intercâmbio de informações é intenso e transformador.

A Brincança extrapola os muros da escola, quando meninos na porta do Centro Cultural Ariadna Fernandes, à espera do próximo filme, brincam de corrida de tampinha de garrafa pela primeira vez.

última dia da sessão Curta Infância lotada

A Oficina Brincança foi realizada de 15 a 19 de maio na Escola de Tempo Integral Stefano Talenti. A programação do Cine Diamantina continua em Mucugê, de 22 a 26 de maio, com sessões gratuitas do Curta a Infância! e Oficina Brincança. A programação completa do evento pode ser conferida em www.cinediamantina.com

 fotos – Maíra do Amaral

 

 

Deixe um comentário