caderno-de-cinema

Home » Artigos » Turma do Xaxado

 

 

por Alba Liberato

 

 

A Liberato Produções Culturais ME, estabelecida em Salvador, BA desde o ano de 1977, tendo como linha constante de produção o cinema de animação, possui um histórico pleno de pioneirismo nesta área, desde a superação de deficiências técnicas que dificultaram o cinema nacional de épocas passadas até a introdução de pesquisa sistemática da cultura brasileira, notadamente no sertão do Nordeste brasileiro. Afeitos às produções estrangeiras que ditavam as normas ‘roliudianas’ para a estética do cinema brasileiro, foi com surpresa e admiração que os primeiros filmes da Liberato Produções cativaram um público ainda hoje ansioso por novas histórias na tela.

Xaxado-assombarcao

Parceira de muitos cineastas que nela buscaram apoio para trabalhar suas obras, a Liberato Produções tem abarcado autores marcantes ao longo das décadas de atuação, a exemplo do quadrinista Antonio Cedraz, se aliando ao esforço de produção das primeiras séries brasileiras produzidas por força da lei que abre o espaço das televisões para a produção brasileira independente. A começar na rede de TVs públicas que cobrem todo nosso território, o projeto de séries nordestinas lançados pela empresa continua fiel à característica de tipos em situações regionais facilmente reconhecíveis nos personagens bem humorados  e inventivos  a lidar com as mais diferentes superações de vida no cenário sócio-cultural nordestino.

 

Fruto de uma luta que distribuísse equitativamente os recursos destinados ao incentivo das séries brasileiras, as primeiras produções lançadas ampliam a temática dos desenhos da Liberato Produções. Nelas as crianças identificarão tipos humanos e situações que ocorrem nas nossas ruas em bairros que habitamos, o que traz pra perto as inumeráveis possibilidades de encantamento das histórias.

Neste contexto, mais uma vez a Liberato Produções é pioneira, produzindo a primeira serie de animação da Bahia, quiça do Nordeste: TURMA DO XAXADO , de autoria do saudoso Antonio Cedraz, com roteiros de Tom Figueiredo, dirigida por Claudio Guido Cardoso, com produção executiva da CandidaLuz Liberato, animação de um time de primeira: Marcelo Vitz, Tiago Oliveira, Mario Alves e Luiz Batalha e cenários de Aires Machado.

Deixe um comentário